domingo, 22 de março de 2015

Abertura Boca de Cena 2015

22/03/2015 08:33

Mostra Boca de Cena tem filmes até domingo e espetáculos a partir de terça

Elverson Cardozo
  • Imprimir
  •  
  •  
Tristão e Isolda, da Cia. Última Hora de Teatro, de Dourados. (Foto: Amanda Matos)"Tristão e Isolda", da Cia. Última Hora de Teatro, de Dourados. (Foto: Amanda Matos)
Começou na última quarta-feira (18), e vai até o próximo dia 28, a mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro – Boca de Cena. A programação cultural, completamente gratuita, é extensa e reúne apresentações de peças, intercâmbios, debates, fóruns e exibições de filmes.
A abertura , no dia 18, foi com o “Teatro no Cinema”, do Cine Cênico, projeto de pesquisa e extensão do curso de Artes Cênicas da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Trata-se de um mostra de filmes da dramaturgia universal com sessões gratuitas até domingo (22). As exibições tem início às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som). Ao final, o público interessado interage com debatedores.
No primeiro dia, foram exibidos oito curtas baseados na obra do expoente do “Teatro do Absurdo”, o irlandês Samuel Becket. A desesperança e o existencialismo são temas recorrentes na obra dele.

Na noite de quinta (19), quem foi assistiu “Pina”, de Win Wenders. Considerado uma obra de arte docinema, o filme é, na verdade, um espetáculo de dança e teatro inspirado no trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch.
“O Mercador de Veneza” foi atração de sexta-feira (20). Com texto original de Willian Shakespeare, a trama gira em torno da agiotagem e seus desdobramentos perversos. Sábado (21) será a vez de “Eduardo II”, drama histórico, inspirado na obra de Christopher Marlowe, que narra a história de Edward II, rei da Inglaterra no século 14. Ele renegou a própria esposa para viver um problemático relacionamento com seu amante plebeu.
“O Boulevard do Crime” encerra a mostra do projeto neste domingo (22). O romance apresenta um tumultuado triângulo amoroso que se desenrola na Paris de 1830, no Boulevard du Temple (local dos teatros, dos cabarés e da vida boêmia da capital francesa). Não terá debatedores para este filme por conta de sua longa duração.
Serviço:
Mostra Teatro no Cinema – Projeto Cine Cênico
Data: de 18 a 22 de março
Horário: 19 horas
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) – Memorial da Cultura e da Cidadania: avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 2º andar.
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário