sexta-feira, 18 de setembro de 2015

OF Nº 010/Colegiado Teatro de Campo Grande/FCMS


OF Nº 010/Colegiado Teatro de Campo Grande/FCMS

Ao Sr. Athayde Nery

Presidente da FCMS e Secretário da SECTEI

O Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande vem por meio deste, manifestar contrariedade em relação à última convocatória feita pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acerca de uma reunião agendada para o próximo dia 18 de setembro às 17h sobre a pauta Boca de Cena 2016. Compreendemos a necessidade de elaborar e produzir a Semana de Comemoração do Teatro e Circo, como é histórico da classe organizada em realizar este momento, porém, há assuntos ainda pendentes com esta Fundação que precisam ser resolvidos antes de iniciarmos o processo de 2016.

Por acreditarmos que o caminho se faz coletivamente e exigindo processos democráticos de participação, o Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande identifica que os itens listados abaixo sejam providenciados e que um devido e urgente retorno seja feito à classe teatral: 

- Resposta ao ofício Nº 06 de maio/15, enviado pelo Colegiado Setorial de Teatro a esta Fundação e Secretaria com o seguinte conteúdo:

- Se estabeleça um prazo para editais e/ou convocatórias das atividades anuais via FCMS.

- Seja informado à classe o prazo determinante do aumento de orçamento para os editais do Circuito de Teatro e Prêmio Rubens Correa, de acordo com o pronunciamento do governador Reinaldo Azambuja na abertura da Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro – Boca de Cena no mês de março de 2015;

- Seja por edital ou por convocatória, é necessário que se estabeleça entre a FCMS e colegiado de teatro, os critérios de seleção bem como a curadoria de cada evento. De forma mais transparente e democrática;

- O material, fruto das análises das avaliações das curadorias sejam disponibilizados à classe;

- Lançamento dos editais: FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e Circuito Sul-mato-grossense de Teatro.

Os avanços alcançados pela classe teatral do estado, concretizados nos: Fundo de Investimentos Culturais, Circuito Sul-mato-grossense de Teatro, Prêmio Rubens Correa e Boca de Cena, e tão importante quanto estes, as contratações feitas por meio de editais, são ganhos que não podem ser perdidos.

Durante a campanha e mesmo perante a classe artística, já como governador, o Sr. Reinaldo Azambuja afirmou que a cultura teria um orçamento de 1½% da arrecadação estadual, bem como a valorização de nossos artistas nos eventos estaduais. Compreendemos a crise por que passam União, Estados e Municípios, mas o pouco que temos, são frutos de nossa luta e, portanto, não podemos perder o que conquistamos, por este motivo sugerimos que para o ano de 2016, seja investida a mesma quantia orçamentária com a qual o Senhor Governador se comprometeu publicamente em 25 de março do ano em curso, só deste modo se dará continuidade aos mesmos projetos anteriores.

Reiteramos que o que reivindicamos aqui é a publicação dos editais citados acima, referente ao ano de 2015 ainda neste ano, com no mínimo o mesmo valor do ano anterior 2014 e a garantia do orçamento de 1½ %, pronunciado pelo governador para o ano de 2016.

Sem mais para o momento, e aguardando uma pronta devolutiva.

Atenciosamente,


Campo Grande/MS, 15 de setembro de 2015.

Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande


Subscrevem os grupos, pessoas e coletivos abaixo:

Teatral Grupo de Risco

Circo do Mato - Grupo de Artes Cênicas

Flor e Espinho Teatro

Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática

Grupo Unicórnio

Imaginário Maracangalha

Adote- Cia Teatral Ator Domingos Terra

Grupo Casa- Coletivo de Artistas

Grupo Senta que o Leão é Manso

Cia Simbiose

Circo Le Chapeau

Aplauso Cia Teatral

Grupo Catropa

Fulano di Tal Cia de Teatro

Mercado Cênico



Roberto Figueiredo

Jorge de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário